O Rotary está monitorando o impacto do coronavírus
Estamos monitorando de perto a pandemia de covid-19, causado pelo novo coronavírus, e avaliando continuamente seu possível impacto em nossas operações, eventos e associados.
Sua saúde e segurança são da mais alta prioridade para nós. Leia abaixo sobre algumas atividades que podem ser afetadas e consulte esta página regularmente para novas informações.
Convenção Internacional
A Convenção ainda está programada para 6 a 10 de junho em Honolulu, EUA.
Seguiremos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Departamento de Estado e do Centro Norte-americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Estamos preparados para fazer ajustes e tomar todas as precauções necessárias para proteger os inscritos no evento.
Outros eventos
Visando a saúde dos seus associados, funcionários e viajantes, o Rotary cancelou as conferências presidenciais de 28 de março na Unesco, em Paris; e de 9 de maio na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em Roma. Os inscritos receberão informações sobre o reembolso.
Reuniões de clubes e distritos
Para sua saúde e segurança, recomendamos aos nossos associados e participantes que sigam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e das suas autoridades em nível local, regional e nacional. Pode ser necessário adiar ou cancelar reuniões, ou então realizá-las pela internet ou teleconferência.
Ao considerar se deve ou não viajar ou comparecer a um evento, avalie sua situação pessoal, como qualquer problema de saúde que possa ter.
Intercâmbio de Jovens
Se o seu distrito parceiro estiver em área com caso de covid-19, verifique com ele as precauções que os estudantes visitantes devem tomar. Todos os distritos, como também os jovens e seus pais ou responsáveis, devem seguir as instruções emitidas por sua embaixada ou consulado, agências internacionais como a OMS, e autoridades locais de saúde para ficar a par das últimas notícias.
Se o seu distrito estiver hospedando intercambistas, considere se eles correriam riscos em fazer viagens e atividades locais, ou se terão algum problema em voltar para seus países. Talvez o melhor a fazer seja adiar ou mesmo cancelar viagens não necessárias.
Se os pais ou responsáveis tiverem alguma preocupação quanto ao jovem ser designado a uma certa área, principalmente as atingidas pelo surto do coronavírus, converse com o distrito parceiro sobre outros lugares para hospedar o estudante. Os pais ou responsáveis podem decidir cancelar a participação dos seus filhos no programa.
Bolsas Rotary pela Paz e outros programas
Participantes de Bolsa Rotary pela Paz, Intercâmbio Rotário da Amizade e Grupo Rotary em Ação devem seguir as recomendações da OMS e das autoridades de saúde em nível local, regional e nacional em relação a seus eventos, reuniões e atividades.
Bolsistas dos Centros Rotary pela Paz: os países categorizados como nível 3 pelo CDC foram adicionados à nossa lista de países com restrições de viagens. Qualquer viagem não essencial que envolva itinerário a tais países não deve ser realizada por bolsistas e funcionários do Rotary. O bom senso deve ser empregado ao considerar viagem a países categorizados como nível 2. O bolsista que estiver em país onde haja alastramento de covid-19 deve seguir as recomendações da universidade e dos órgãos nacionais de saúde.
Bolsistas de primeiro ano que estejam se preparando para sua experiência de campo devem considerar as opções e ter um outro lugar em mente no caso de haver mais restrições de viagem. Além de questões de saúde e segurança, não queremos que nossos bolsistas estejam sujeitos a quarentenas ou não possam retornar ao país de estudos por terem feito a experiência de campo em área de alto risco. Fale com seu funcionário de contato sobre como as normas do Rotary podem afetar sua experiência de campo.
Interactianos e participante do RYLA: avaliem se os eventos, viagens e atividades programadas podem colocar as pessoas em risco. Caso afirmativo, considerem adiar ou cancelar encontros não essenciais.
Convém seguir as instruções das escolas e universidades em relação a fechamentos ou adiamentos das aulas. Se isso acontecer, mantenha os estudantes ocupados até as coisas se normalizarem. Converse com os pais ou responsáveis sobre a saúde e segurança dos seus filhos e que os clubes e distritos estão fazendo para minimizar a exposição e impacto para os participantes das nossas atividades e eventos.
Viagens financiadas pelo Rotary
O Rotary International recomenda que os recebedores de subsídios, intercambistas, bolsistas e outros com viagens financiadas pelo Rotary obedeçam às instruções da OMS e das autoridades de saúde em nível local, regional e nacional, para sua própria segurança.
Leia e compartilhe a lista de países com restrições para confirmar o impacto em viagens financiadas pelo Rotary. Em caso de dúvidas, fale com nossos funcionários.
Fonte: Rotary International






